Albufeira de Castelo de Bode

Um paraíso natural em Ferreira do Zêzere, entre Tomar e Abrantes

 

A barragem de Castelo de Bode é banhada pelo rio Zêzere e está entre os concelhos de Tomar e Abrantes. Tem como propósito produzir energia elétrica, fornecer água e permitir a prática de diversos desportos náuticos. Tem mais de 60km de extensão e é a segunda maior bacia hidrográfica do país.

Para muitos a Albufeira de Castelo de Bode é um dos locais mais incríveis do centro do país, talvez porque esconde praias fluviais secretas e há quem lhe chame “Lago Azul”. Ferreira do Zêzere, onde a albufeira se encontra, tem uma localização central, entre Lisboa e Coimbra e seduz facilmente as pessoas que preferem a calma dos rios à agitação dos mares.

 

A localização privilegiada, com pinhais e muita natureza torna a albufeira num local muito agradável para praticar atividades de lazer e desportos náuticos como a vela, o remo, a canoagem, o windsurf, os kayaks e a natação e wakeboard (que para quem não sabe é uma espécie de ski aquático). Envolvendo o cenário do Lago Azul há pinheiros-bravos, medronheiros, eucaliptos e oliveiras.

Há inúmeros recantos e praias fluviais onde pode disfrutas as águas límpidas do rio Zêzere. As praias fluviais de Aldeia do Mato (Abrantes), Castanheira (Ferreira do Zêzere) ou Trízio (Sertã) são muito famosas.

A “Lagoa Azul” ou “Lago Azul” tem designação oficial de Praia Fluvial da Castanheira e em 2021 foi finalista das 7 Maravilhas dentro da categoria Praias de Portugal. Apesar de não ser uma praia fluvial típica, com areal e zonas de descanso à beira da água, tem por outro lado uma piscina flutuante enorme com parte exclusiva para as crianças, um nadador-salvador e plataformas com muito espaço para colocar a toalha e aproveitar o farnel.

Quando visitar a Albufeira da Barragem de Castelo de Bode poderá também aproveitar para visitar Tomar no mesmo dia. Ferreira do Zêzere e Ourém, com as maravilhosas Fragas de São Simão, são outras maravilhas da nossa região que poderá querer conhecer.