Praia Fluvial dos olhos d'água

A praia fluvial de Olhos de Água fica situada no distrito de Santarém, concelho de Alcanena, localidade de Olhos de Água. O Rio Alviela nasce aqui, na freguesia de Louriceira e esta nascente captou durante mais de 100 anos a água que abastecia a cidade de Lisboa. Ainda hoje é um dos maiores reservatórios de água doce do país.

Esta praia fluvial é famosa pela natureza que a envolve. Em 2016 foi objeto de uma requalificação tendo-se tornado num espaço muito apetecível de prazer e descontração. Conta agora com um parque infantil, mesas para refeições e grelhadores. Casas de banho, restaurante de apoio à praia e campo de jogos em areia estão também disponíveis. Os espaços verdes com sombras são ideais para fazer piqueniques ou estender uma toalhinha e aproveitar a vitamina D.

O Centro de Ciência Viva do Alviela, também denominado Carsoscópio é uma excelente atividade em que poderá embarcar, explicando a nascente dos Olhos d’Água e os percursos que fez até chegar à praia fluvial. Também existem grutas que surgiram devido à passagem de água pela zona. Também está agora disponível um circuito de manutenção com pista de corrida e zona de reforço muscular. Perto do Centro de Ciência Viva pode também encontrar o Centro de BTT de Alcanena através do qual é possível fazer 5 percursos distintos.

A nascente do rio Alviela deu a Alcanena uma praia de águas limpas junto ao Centro de Ciência Viva. Por lá também passam os caminhos de Santiago de Compostela e de Fátima, daí haver muitos turistas a pararem neste espaço para aproveitar o descanso merecido. Na verdade, alguns lamentam as mudanças no caudal que diminuiu a profundidade da praia fluvial, mas por outro lado é dos melhores sítios para se trazerem crianças.

Independentemente do tempo que faça é possível encontrar a praia a ser usada por banhistas ou até pessoas a fazerem piquenique. O espaço dispõe também de um Parque de Campismo e um grande parque de estacionamento. As autoridades e segurança também andam por perto, mas é preciso frisar que esta não é uma praia vigiada, ou seja, não tem nadadores salvadores.

Habitualmente de junho a setembro a praia permanece cheia. No inverno não é invulgar ver turistas a aproveitarem aos fins-de-semana.

O nome “Olhos de Água” refere-se aos vários pontos de saída da nascente do Alviela. Segundo o Centro de Ciência Viva do Alviela, “a nascente dos Olhos de Água é uma das mais importantes do nosso país, chegando a debitar 17 mil litros por segundo, ou seja, 1,5 milhões de metros cúbicos de água por dia.

Para quem goste de aventura os percursos pedestres estão bem marcados e não têm grande dificuldade. Há bastantes sombras e o espaço mantém-se limpo.

Com as praias costeiras a ficarem cada vez mais cheias, são cada vez mais os que optam por procurar praias fluviais para aproveitarem o melhor de dois mundos: a tranquilidade que a natureza proporciona, os grandes momentos de diversão, aventura e relaxamento em família, bem como o refrescar que a praia permite. Ao contrário de muitas outras praias fluviais, esta tem piso de pedra, relvado e areal.

Além de todas as atividades que já enumerámos, a Câmara Municipal de Alcanena também organiza várias atividades, entre as quais os passeios de barco, canoagem, torneios de vólei, entre outras.