Skip to content

GRUTAS MIRA DE AIRE

As grutas de Mira de Aire têm 11 km de extensão e são as maiores de Portugal. Foram recentemente eleitas uma das 7 Maravilhas de Portugal. A visita às Grutas de Mira de Aire é sempre feita através de outros guias e geralmente começa com um vídeo informativo sobre a formação das grutas. Vamos lá descobrir as entranhas da Serra d’Aire…

Para além da beleza natural dos seus quartos, estas são as maiores grutas turísticas de Portugal e já receberam mais de 6 milhões de visitantes de todo o mundo. Pela sua dimensão, beleza e importância ecológica, foram classificadas como Imóvel de Interesse Público na década de 90 e como local de indiscutível valor para espeleólogos e especialistas da área.

As grutas de Mira de Aire foram descobertas em 1947 e quando os primeiros homens entraram na mesma, o espaço era tão grande que era difícil ver as paredes e estalactites que pendiam do tecto. Quando a boa notícia chegou à capital, foram muitos os especialistas, espeleólogos que se deslocaram a Mira de Aire. Mais tarde, descobriu-se o “Púlpito”, um caminho estreito que levava à continuação da gruta. Junto a este “Púlpito” foi encontrado um poço com cerca de 20 metros de profundidade, que viria a ser designado por 2º poço.

Mais tarde, seria descoberta a “Galeria Grande”, um percurso onde se pode ver a famosa “Fonte das Pérolas”, “Galerias do Polvo” e “Rio Negro”, entre outras. Durante a década de 60, especialistas e autoridades competentes, entusiasmados com a descoberta, construíram plataformas e escadas de madeira, para que o público pudesse finalmente conhecer as grutas de Mira de Aire. A inauguração ocorre em 1974.

A região centro de Portugal é ocupada por montanhas calcárias. Localizada entre Alcanena, Torres Novas, Ourém, Leiria, Batalha, Alcobaça, Porto de Mós, Alcobaça e Rio Maior, esta região tem duas serras principais, a Serra de Aire e a Serra dos Candeeiros. Nesta região, que não é atravessada por nenhum rio, a água da chuva infiltra-se nas fendas das rochas e, portanto, não cria rios.

Para mais informações, visite o site oficial das Grutas de Mira d’Aire, aqui.