praia fluvial do agroal

A praia fluvial do Agroal ganhou recentemente o direito a hastear a Bandeira Azul. A época balnear é habitualmente de junho/julho a meados de setembro.

Das águas frias termais do Rio Nabão nasceu a praia fluvial do Agroal, que tem uma profundidade reduzida. Pertencendo ao concelho de Ourém, esta praia caracteriza-se pela água limpinha, mas igualmente fria.

O rio Nabão é um afluente do rio Zêzere. Nasce na freguesia de Ansião, na localidade de Olhos de Água. A ele junta-se mais abaixo a nascente do Agroal. Com uma extensão de 665km, este local é um paraíso no meio da natureza que não tem praticamente indicações sobre como se chegar. As coordenadas GPS ajudá-lo-ão: 39.679065, -8.436291 ou 39°40’44.6″N 8°26’10.7″W.

Esta praia tem muitos acessos e infraestruturas que facilitam a estadia das pessoas: bandeira azul, acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, nadador salvador, casas de banho gratuitas, chuveiros, espaços verdes, mesas para merendas, 2 snack-bars e um restaurante, vendedores ambulantes, policiamento permanente e parque de estacionamento. Por outro lá há algumas restrições que pretendem facilitar a estadia dos banhistas: é proibido saltar ou mergulhar para a piscina, estão proibidos os animais, é proibido pescar e é proibido bloquear as escadas de acesso.

A praia fluvial do Agroal é conhecida por pelas suas propriedades terapêuticas em áreas que vão desde problemas gastrointestinais a doenças de pele. A piscina natural agora existente ajuda as pessoas a relaxarem nas águas frias e termais da zona.