Praia fluvial Aldeia do Mato

A praia fluvial da Aldeia do Mato, que fica situada na união de freguesias da Aldeia do Mato e Souto, está localizada no concelho de Abrantes, no distrito de Santarém. É uma piscina fluvial da Albufeira de Castelo de Bode. Sendo uma das principais atrações turísticas da região, tem uma beleza natural envolvente incrível e tem também ótimas condições para atividades de recreio e lazer. É ideal para a prática de desportos aquáticos como a canoagem, vela, windsurf e kayak. Tem cais de acostagem, balneários, bar e aluguer de equipamentos para a prática de atividades náuticas. Dispondo de piscinas flutuantes, é possível disfrutar das águas cristalinas do rio Zêzere. O verde dos pinheiros mansos com o azul do rio proporciona uma experiência agradável ao olhar e à alma.

A praia fluvial tem bandeira azul e é um espaço público, aberto desde o dia 1 de maio até 31 de outubro, todos os dias das 14h30 até as 20h. Aos sábados, domingos e feriados está aberto das 10h às 20h.

Além de ter uma piscina fluvial flutuante vigiada por um nadador salvador, a piscina conta também com uma zona de desportos náuticos, um cais de acostagem, estacionamento grátis, instalações sanitárias, aluguer de canoas e agora também um parque de merendas.

Reconhecida pela Quercus com o galardão de bandeira azul e Praia Para Todos, esta zona balnear oferece todas as condições para umas miniférias. Ser-lhe-á possível descansar, realizar atividades aquáticas como canoagem e mergulho, passeios pedestres, e observação de fauna e flora. O bar/cafetaria e os balneários facilitam e tornam a experiência mais confortável.

Existe também a possibilidade de fazer percursos de BTT, tiro ao arco, rapel, slide, escalada ou passeios de moto4.

A Aldeia do Mato data de antes do século XIII, época em que teria o nome de Aldeia da Mata, devido à grande quantidade de lenha existente. Esta era uma grande fonte de rendimento, que provinha do pinhal e das oliveiras. A construção da Barragem de Castelo de Bode em 1951 levou à extinção dos campos de oliveiras. O dia de festa na Aldeia do Mato é o último fim de semana de Julho e o santo padroeiro é a Santa Maria Madalena.

Existem alguns pratos típicos da região que não vai querer deixar de provar: migas de couve com bacalhau assado, açorda de sável e migas carvoeiras com entrecosto.