Praia das Berlengas
O arquipélago das Berlengas, situado a 10km de Peniche, é constituído pela ilha da Berlenga Grande e pelos recifes adjacentes, as Estelas e os Farilhões-Forcados. Este arquipélago foi classificado como Reserva Natural em 1981. Este espaço é um ecossistema incrível com flora e fauna únicas e paisagens maravilhosas. A riqueza biológica faz das Berlengas um património natural que deve ser conservado e preservado.
Há muito por explorar nesta zona. Poderá fazer os trilhos na Berlenga, explorar o Forte de S. João Batista, passear pelas praias. Se gostar de mergulho terá águas cristalinas para observar a vida marinha. A observação de aves únicas também poderá ser uma atividade que lhe traga bem-estar e prazer. Para muitos, esta zona é realmente uma das pérolas de Portugal, com uma beleza natural que ninguém consegue ignorar.
A praia da Berlenga Grande é a praia mais famosa, e situa-se junto ao Bairro dos Pescadores. Também há a Praia do Forte que fica situada junto à Ponte de Alvenaria que liga o forte à Berlenga.
As praias são normalmente de acesso difícil e o areal é curto ou inexistente. A praia da Berlenga Grande também é conhecida por praia do “Carreiro do Mosteiro” por aqui se situar o antigo Mosteiro da Ordem de São Jerónimo, de inícios do século XVI, entretanto destruído pelos muitos ataques piratas que aconteceram na época.
A praia é um lugar muito relaxante e calmo, onde a Natureza é rainha. Existem vestígios humanos nas Berlengas desde o primeiro milénio antes de Cristo, altura em que segundo se conta, se acredita que terá sido considerado um lugar sagrado. Posteriormente, os Romanos terão chamado Saturno às Berlengas. Navios fenícios, árabes, vikings e mais tarde franceses e ingleses percorreram estas águas.
No século XVI pescadores estabeleceram-se na zona e um século depois os monges da Ordem de São Jerónimo criaram um mosteiro que, além de albergar religiosos, tinha como propósito ajudar as vítimas de todos os naufrágios que aconteciam na altura.
Também há grutas incríveis nas Berlengas. O Furado Grande, a gruta mais impressionante de todas atravessa a ilha e funciona como um túnel natural de 70 metros de comprimento. Este túnel é usado para se chegar à Cova do Sono e ao Furado Pequeno, onde só conseguimos chegar de barco. Há dezenas de grutas por explorar em toda a ilha e muitas delas submersas, só acessíveis através do mergulho. Existe também esta possibilidade, de fazer mergulho e observar uma biodiversidade rica em águas límpidas e cristalinas.