Praia da Nazaré
A Praia da Nazaré tornou-se famosa internacionalmente pelas ondas gigantes que se formam no Canhão da Nazaré. Considerado um bairro plantado à beira-mar, a praia da Nazaré está localizada numa das mais tradicionais vilas piscatórias portuguesas. No litoral Oeste de Portugal, na região do Centro, esta é a praia mais concorrida. É aqui que ainda se encontram algumas mulheres vestidas com o tradicional traje das sete saias, que cuidam do peixe a secar ao sol.
Na Nazaré terá também o famoso Santuário de Nossa Senhora da Nazaré para visitar, no topo da montanha. Lá também fica o mirante do Suberco, que tem uma vista incrível para a praia do Norte e as suas ondas enormes. O Forte de São Miguel Arcanjo e o Farol da Nazaré também são bons pontos para observar as ondas e a praia.
A praia que dá nome à cidade é a mais urbanizada e tem muitos cafés e restaurantes, pousadas e hotéis. Tem pedras na calçada, em formato de arco. No verão a praia tem as tradicionais barracas de pano com riscas de cores fortes. Este mar é ideal para a natação, surf e bodyboard já que é muitas vezes bravo e com ondulação forte.
As primeiras construções na praia da Nazaré, de pequenas barracas de madeira, datam do século XVIII, uma vez que até esta altura havia muitos ataques de piratas, razão pela qual o povoamento da beira-mar estava desaconselhado. Além disso, nesta época, as construções estavam dependentes de autorização do mosteiro de Alcobaça.
Para ver bem quão bela é a praia da Nazaré vale a pena subir até ao Sítio da Nazaré onde através do funicular da Nazaré com mais de 100 anos se pode ver o centro da vila do seu ponto mais alto.
A praia da Nazaré tem quase 2km de comprimento e tem um areal vasto. Começa no porto da Nazaré e vai até ao penhasco onde fica o mirante. A água é sempre gelada, inclusivamente no verão (não ultrapassando os 18ºC). O mar consegue estar calmo por vezes, outras está agitado, sendo que é necessário ter cuidado com as correntes mais fortes. Na praia da Nazaré há atividades aquáticas como o stand up paddle, kayaks e jet-skis.
Já a praia do Norte é famosa pelas ondas gigantes da Nazaré. É frequentada quase exclusivamente por surfistas profissionais e praticantes de windsurf e kitesurf. Mesmo quando as ondas não são gigantes, são grandes e muito fortes.
Além de ser uma praia perigosa, a praia do Norte possui águas geladas por isso não é habitualmente procurada para banhos de mar. É mais indicada para caminhadas e passeios contemplativos.
Também existe a praia do Sul, a sul da praia da Nazaré. Como é condicionada e paga na portaria do porto é habitualmente apenas frequentada por pescadores e surfistas. Tem ondas de 3 metros. Já a praia do Salgado tem quase 6km de extensão e boa faixa de areia. É habitualmente deserta e conta com apenas um acesso pavimentado, com um estacionamento e restaurante. Indicada para surf, caminhadas e práticas de outros desportos. Tem também o Miradouro do Salgado, que proporciona uma bela vista da praia.