Convento de Cristo
O Convento de Cristo situa-se na cidade de Tomar, a menos de 30km de Torres Novas.
Em 1983 a UNESCO declarou o monumento Património da Humanidade, considerando-o uma jóia única na história do Ocidente. A construção do castelo templário e do Convento da Ordem de Cristo ocorreu entre os séculos XII e XVII e tem um dos elementos mais expressivos da história da arquitetura portuguesa. São disso exemplo a Charola Romântica da igreja, o claustro de D. João III e a famosa janela manuelina da Sala do Capítulo.
O conjunto histórico e arquitetónico com os seus sete claustros e várias dependências monásticas ladeia também a Mata dos Sete Montes, um espaço de grande valor natural e paisagístico.
O Castelo dos Templários e o Convento dos Cavaleiros de Cristo em Tomar foram construídos sobre um local religioso romano. Este facto faz do conjunto arquitetónico um monumento com sete séculos de história portuguesa e grandes momentos da história do Ocidente.
O Convento de Cristo apresenta assim elementos da arte romântica com os Templários, bem como da arte gótica e manuelina com a época dos Descobrimentos. Também possui elementos da arte renascentista durante a Reforma da Ordem e posteriormente com o Maneirismo e o Barroco esses elementos podem ser encontrados nos ornamentos (detalhes) das arquiteturas.
O Convento de Cristo tem as suas origens nos primórdios do reino de Portugal e nos Templários que então se encontravam na Península Ibérica, na época dominada pela ocupação árabe. Os Templários, que tratariam da formação de novos reinos cristãos na Península Ibérica, chegaram a Portugal em 1128. Pela ajuda que deram na conquista de Santarém e Lisboa, os Templários receberiam de D. Afonso Henriques um extenso território entre Coimbra e Santarém e foi nesta região que fundaram o Castelo e a Vila de Tomar. Devido às perseguições dos Templários pelo Rei da França, em 1312 a Ordem dos Templários foi extinta pelo Papa Clemente V. Apesar disso, D. Diniz conseguiu manter os Templários com outro nome e em 1319 a Milícia de Nosso Senhor Jesus Cristo foi estabelecida.
O templo de planta redonda construído pelos Templários é baseado e inspirado na igreja que o Imperador Constantino construiu sobre o Santo Sepulcro em Jerusalém. Com o tempo, um enorme convento foi construído em torno da Igreja dos Templários. Tem quatro grandes claustros, uma enfermaria e um aqueduto de 6 km construído pelo rei espanhol Filipe III.