Skip to content

descidas de kayak

Há muitos percursos diferentes para quem quer andar de kayak na nossa região do Médio Tejo!

Poderá optar por vários percursos diferentes consoante opte por descer o Rio Tejo, o Rio Zêzere ou mesmo o Rio Nabão, apesar de um pouco mais longe do nosso Hotel.

Ao escolher descer o rio de kayak, poderá não apenas fazer exercício e sentir o rio, pode também observar a fauna e flora que consegue observar nas áreas circundantes. As margens dos rios são conhecidas por terem muita cor e vida.

Andar de kayak é uma atividade segura, mas deverá ser feita em kayaks estáveis. É um exercício apaixonante e entusiasmante, no qual além de mexer o seu corpo, pode aproveitar as vistas maravilhosas. Os percursos mais rápidos vão enchê-lo de emoção!

Descidas no Rio Tejo, Zêzere e Nabão

Descidas no Rio Zêzere

 
Caso queira descer o Rio Zêzere, terá várias opções. 
 
Castelo de Bode – Constância (10km)

Pode optar por fazer o troço que tem início muito próximo da Barragem de Castelo de Bode e ir até à Vila de Constância. O percurso tem uma extensão de cerca de 10km, a dificuldade é média e as pessoas demoram habitualmente cerca de 2 a 3 horas a fazê-lo. Existem algumas partes do percurso que são mais rápidas durante a descida.
O Rio Nabão, menor em tamanho que o Zêzere, tem a sua foz perto do começo deste percurso. É possível avistar muitos animais distintos durante o percurso, peixes diversos e aves diferentes.
O percurso termina na Vila de Constância antes do Rio Zêzere desaguar no Rio Tejo. Crianças mais pequenas são desaconselhadas a fazer este percurso.

Praia Fluvial da Aldeia do Mato – Ilhas (10km)

Este percurso, de menor dificuldade relativamente ao anterior, leva habitualmente 2h30 a 3h a ser realizado.
Este troço inicia-se normalmente na praia fluvial da Aldeia do Mato. É um percurso circular que passa por pontos diferentes da albufeira, inclusive por ilhas de areia branca. O encanto destas paragens e a possibilidade de realizar mergulhos nas águas cristalinas deste rio, fazem desta experiência um conjunto de momentos inesquecíveis.

Descida do Rio Tejo

 

 Descida do Castelo de Almourol (6km)

A descida do Castelo de Almourol começa na Vila de Constância e termina perto do Castelo. A dificuldade é baixa ou mesmo mínima, em comparação com outras descidas, e demora habitualmente entre 2:00 a 2:30h a ser concretizada. Este percurso passa pela Praia do Ribatejo e é considerado um troço calmo e muito apropriado para crianças e adultos a dar os primeiros passos na canoagem. Como há várias praias com areal, poderá sempre fazer uma paragem para dar um mergulho, bem como visitar o famosíssimo Castelo de Almourol. 

Descida da Barquinha (9km)

Esta descida começa em Constância, passando pela Praia do Ribatejo, onde pode aproveitar várias praias com alguma extensão areal. A dificuldade do percurso é media, dependendo das descargas das barragens a montante de Castelo de Bode, assim como do vento da bacia do Tejo. Não é um trajeto aconselhável a crianças com menos de 10 anos. É possível visitar o famoso Castelo de Almourol, mas terá de decidi-lo previamente, uma vez que a entrada no castelo tem um custo. O percurso dura entre 2:30h e 3:30h.

Descida de Rio de Moinhos (10km)

O percurso que começa em Rio de Moinhos (Abrantes) e termina em Constância pode ter uma dificuldade média por causa do vento, bem como de uma zona de extração de areia antes do final. Demora cerca de 2:30h a 3:30h.

Descida da Termoelétrica do Pego (8km)

Começando na termoelétrica do Pego em Abrantes e terminando no final do Aquapolis de Abrantes também, pode ter uma corrente mais forte se a Barragem de Belver descarregar, mas a dificuldade deste percurso é ainda assim baixa. Na zona ribeirinha a Natureza é dominante e muito agradável aos olhos. Tem habitualmente a duração de 2h a 2:30h.

Descida do Alvega (15km)

Com início na praia fluvial de Alvega e terminando no Aquapolis de Abrantes, passando pela Termoelétrica do Pego, este percurso é de dificuldade elevada. Tem habitualmente uma duração de 3 a 3h30. Existem vários “pequenos rápidos” (trajetos que proporcionam alguma emoção) que poderão ainda ter alguma corrente se a Barragem de Belver estiver a descarregar. É desaconselhado a crianças com menos de 12 anos. Mas é considerado um dos trajetos mais interessantes do rio Tejo.

Descida da Chamusca (10km)

Esta descida tem o seu começo em Vila Nova da Barquinha perto do parque Ribeirinho e passa junto à Quinta da Cardiga (uma quinta antiga muito bonita perto da Golegã). No trajeto existem várias praias fluviais com muita fauna e flora, já que também passa perto da Reserva Natural do Paúl do Boquilobo. O percurso durante entre 2h30 e 3h30.

Descida do Rio Nabão

 
Descida do Agroal (7km)

Este percurso tem início numa das várias nascentes do Rio Agroal e decorre numa zona mais isolada do Rio Nabão, terminando no Sobreirinho. A natureza está por todo o lado e existem pequenos rápidos e açudes (que captavam a água para antigas fábricas e para utilização agrícola). Poderá ainda ser feito até à Ponte do Prado, consoante o caudal. Tem uma dificuldade média e habitualmente tem a duração de 2h00 a 2h30.

Descida do Sobreirinho (7km)

Passando pelos famosos açudes do Prado e açude da Pedra, este percurso tem início no Sobreirinho e termina em Tomar. Tem dificuldade média, durando 2h a 2h30. Poderá ter alguns “pequenos rápidos”, tendo muita fauna e flora.

Descida de Agroal-Tomar (14km)

Com início numa das nascentes do rio Agroal, este percurso passa pela parte superior do Rio Nabão onde há muitas paisagens naturais de cortar a respiração. Este percurso é de dificuldade elevado por causa da sua extensão. Não é aconselhável a crianças com menos de 12 anos. Tem uma duração média de 4h00 a 4h30. A navegabilidade do rio depende também do caudal do rio.

Existem diversas empresas na nossa região que organizam este tipo de eventos. Uma deles, que recomendamos, é a NaturZ.