Museu Ferroviário
O Museu Ferroviário está localizado no Entroncamento, o berço dos caminhos-de-ferro em Portugal.
O Museu Nacional Ferroviário é considerado um espaço vivo que alberga exposições que relatam a história dos comboios e caminhos-de-ferro em Portugal. Quando vamos ao museu, entramos numa aventura de conhecimento que começa por nos explicar o património cultural dos comboios. Faz-se então uma reflexão sobre o papel histórico, simbólico e tecnológico do universo ferroviário. O principal objetivo do museu é envolver os visitantes numa experiência agradável e educativa.
O museu é interativo, organiza oficinas periodicamente e celebra eventos importantes. Localiza-se no complexo ferroviário do Entroncamento, com uma área de 4,5 hectares. Possui uma exposição permanente localizada dentro de comboios cheios de história. O Museu Nacional Ferroviário tem uma das coleções mais impressionantes da Europa, com um legado cultural e tecnológico e um património que abrange mais de 150 anos de história. São tesouros nacionais de máquinas maravilhosas que percorreram as ferrovias e a história por muitos anos.
Técnica, arte e ciência cruzam-se com as narrativas das sociedades, dos grupos e do indivíduo. A ferrovia desempenhou um papel muito importante ao longo dos séculos e espera-se que desempenhe um papel ainda mais importante no futuro. No futuro, as pessoas viajarão mais de comboio e menos de avião, pois o impacto sobre as alterações climáticas dos comboios é muito menor que o dos aviões. As ferrovias ajudaram a criar novas cidades, novos territórios, conectaram comunidades e populações, criaram novas necessidades e mudaram a forma como as pessoas viam o mundo.
O museu pretende atingir os níveis de excelência dos melhores museus ferroviários da Europa e quem sabe superá-los, por isso, se já visitou o museu, espere ser surpreendido quando o visitar novamente. Você certamente encontrará novas exposições, interatividade e novos elementos para pensar, refletir e se divertir.